Diferença entre arte e artesanato

A arte e o artesanato possuem diferenças, no entanto, não é muita gente que sabe sobre isso. Na verdade, algumas pessoas até sabem a definição, mas mesmo assim possuem dúvidas em relação a essa diferença. Devido a isso, iremos explicar hoje sobre esses diferentes meios artísticos buscando esclarecer essa questão.

Todo mundo sabe que a arte assume diversas formas, ou seja, é a pintura, a dança, a música, a escultura, o teatro, etc. Mas qual seria a diferença entre artes plásticas e artesanato?

DICIONÁRIO

Segundo o dicionário, arte e artesanato possuem as seguintes definições:

ArteAtividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação: uma obra de arte; as artes visuais; a arte religiosa; a arte popular; a arte da dança; a arte da poesia; a arte musical.

ArtesanatoO produto do trabalho do artesão; objeto, ou conjunto de objetos feitos artesanalmente: Via-se na praça todo o artesanato da cidadezinha; O artesanato de couro invadiu agora as lojas mais requintadas.

DEFINIÇÃO

Em uma definição mais superficial, podemos entender como artes plásticas, a expressão ou sentimento, no qual representa uma emoção do artista que a realiza. E, geralmente, não possui objetivos financeiros e nem função prática.

Já o artesanato, geralmente, tem como finalidade a venda, e tem função prática. Ele é produzido com algum tipo de técnica ou habilidades que são adquiridos com o tempo, ou seja, é preciso praticar para aprender. A criação do artesanato pode ser feita de forma repetida, onde se criam vários produtos parecidos para serem vendidos.

UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO

A definição acima foi feita de uma forma mais superficial e menos técnica. Faremos um estudo mais aprofundado com a finalidade de entender melhor essa diferenciação entre arte e artesanato.

trabalho de arte

Arte

A arte já existe há muitos e muitos anos, e ela nasceu como uma forma de entender e de expressar os sentimentos sobre o mundo em que vivemos. O homem se fortaleceu por meio da vontade de superar a existência biológica, e buscou entender o campo do conhecimento para ir ao encontro de explicações sobre o sentido da vida.

O homem foi criando a arte, aos poucos, como forma de materializar o mundo das ideias e o mundo dos sentidos. E ele conseguiu criar a arte como forma de superação de medos e de inseguranças de um mundo desconhecido.

No entanto a Arte somente começou a ser considerada de forma racial em 1100 a.C.. Então, na Grécia Antiga, ela começou a significar uma maior liberdade para produção artística, já que não estava ligada nem ao governo e nem à Igreja. O artista passou então a imprimir uma observação sincera do universo em que vivia em suas obras de Arte.

Então, podemos entender a Arte, como uma forma humana de manifestar a percepção, as emoções e as ideias, com a função de estimular essas partes da consciência. Gerando, assim, um significado único e diferente para cada obra. E dessa forma, a arte possui diversos meios e materiais de propagação, como:

– Arquitetura
– Escultura
– Pintura
– Dança
– Escrita
– Fotografia
– Teatro
– Música
– Cinema
– Artesanato (que é parte da arte)

artesanato tercelagem

Artesanato

O artesanato está dentro do mundo da Arte, ou seja, é uma das formas de expressão artística, como foi citado acima. De acordo com estudos, o artesanato começou antes da arte.

Lá para 6000 a.C., o homem neolítico já polia pedras e fabricava cerâmicas (que usava para cozinhar). Depois ele aprendeu técnicas de tecelagem, onde utilizava fibras de animais e vegetais.

Dessa forma, chegamos à conclusão de que o homem artesão faz o processo que o homem neolítico fazia, ou seja, é responsável pela seleção de matéria-prima que será utilizada e também, pela transformação de matéria-prima em um produto acabado.

Os produtos artesanais geralmente são confeccionados por pessoas que possuem uma habilidade nata. Suas técnicas são, geralmente, passadas de geração em geração e, muitas vezes, caracterizam um determinado povo ou local.

O artesanato é fortemente influenciado pela cultura e pelos bens naturais que o lugar possui, assim como a arte também é. Saiba Mais sobre Artesanato

CONCLUINDO A DIFERENÇA

Assim, podemos entender que o Artesanato surgiu anteriormente a Arte. No entanto, a arte sempre existiu como essa forma de expressão, porém não era considerada como é atualmente.

A Arte busca verdade, critica, conceitua, além de pedir uma visão mais crítica sobre fatos que ocorrem e fazer você pensar e refletir. Já o artesanato, proporciona utilidade para aquilo que o ambiente oferece.

Entenderam a diferença? Acredito que agora já não há mais dúvidas em relação a isso. Mas é importante saber que a arte precisa do artesanato, assim como o artesanato precisa da arte, e ambas são necessárias para a história, a cultura e a sobrevivência de um povo.

2 comentários sobre “Diferença entre arte e artesanato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *