A importância da arte e do artesanato nas escolas

O ensino de educação artística nas escolas é de extrema importância, afinal contribui para que o aluno tenha conhecimento da história da arte e do artesanato de forma prazerosa. A oportunidade de ter a arte no cotidiano deles é tão fundamental quanto as outras áreas do conhecimento.

Além disso, o ensino de artes visuais (pintura, encadernação artesanal, reciclagem etc.), dança, teatro e música, proporciona alegria e mais qualidade de vida para os alunos. E ainda auxilia no desenvolvimento mental das crianças, na capacidade criativa, na melhoria do raciocínio, da percepção e da coordenação motora.

Os estímulos artísticos nos quais as crianças reagem mesmo sem saber ler e escrever são fundamentais para o desenvolvimento da visão que elas terão sobre o mundo. A arte estimula também, a inteligência emocional, ou seja, envolve o lado afetivo e sentimental dos alunos, o que está fora da grade escolar.

arte na escola

O QUE É EDUCAR ATRAVÉS DA ARTE?

Educar por meio da arte é auxiliar a capacidade de criação através de uma metodologia de desconstrução e reconstrução da vida cotidiana e suas possibilidades. É também proporcionar ao aluno um crescimento com mais autonomia e capacidade de realizar mudanças em sua vida utilizando originalidade e criatividade.

Além disso, podemos considerar que a arte pode significar certa resistência e também representatividade social, pois a criança se expressa através do desenho, da pintura, dos movimentos. E isso promove o aumento da autoestima e da autoconfiança.

ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

Imaginar, sentir e ter senso de percepção são atitudes que devem ser trabalhadas nas crianças de maneira integrada. De acordo a faixa etária e as formas de arte disponibilizadas, as capacidades criativas das crianças são cada vez mais desenvolvidas.

Trabalhando com artes visuais, o contexto social é inserido na vida dos alunos. E isso os auxilia na organização das ideias, criação e construção da linguagem artística através da visualização e leitura do mundo. Mas é importante que o professor saiba identificar as atividades para cada faixa etária, ou então a oportunidade de crescimento artístico não acontecerá.

Além disso, é fundamental que os alunos tenham uma variedade de materiais para trabalhar a criatividade. Se tratando das Artes Cênicas, a utilização de pincéis e cores diferentes pode ajudar na construção do seu aprendizado.

Já na dança, a utilização de uma música na qual as crianças se identifiquem pode trazer muito mais benefícios, além de estimular a percepção, a movimentação e a capacidade motora. No teatro, pode ser feito com teatrinhos simples e de fácil compreensão, e na música, através de instrumentos que sejam leves e acessíveis a elas.

É importante deixar claro que o ensino de artes nas escolas não deve ser feito com o intuito de formar profissionais artísticos no futuro. O grande objetivo é fazer com que os alunos se sintam construtores e participantes de seu aprendizado de forma simples, prazerosa e criativa.

AS DIFICULDADES DO ENSINO DE ARTES NAS ESCOLAS

Ultimamente tem se discutido muito a necessidade de trabalhar o ensino de artes na escola. No entanto, há uma grande dificuldade que ainda é preciso enfrentar: a formação exigida para os professores.

A licenciatura do educador de Arte deve ter além das disciplinas práticas, as disciplinas pedagógicas. Isso é uma exigência na legislação vigente, e torna muito mais difícil para o professor dar as aulas. Ainda falta muita informação a ser detalhada e divulgada corretamente para que facilite o ensino de arte nas escolas.

Outra dificuldade encontrada é a complexidade da interdisciplinaridade. Ensinar a arte sem reconhecer a história, a geografia, a sociologia, a filosofia, e outras disciplinas, é praticamente impossível. Na verdade, até pode ser possível, porém não terá o significado exato que a arte traz à vida cotidiana.

lapis de cor artesanato

A ARTE NA ALFABETIZAÇÃO

A educação artística tem um papel de grande importância também, durante todo o processo de alfabetização. Através dos desenhos, uma criança pode afastar a dificuldade com a caligrafia quando estiver aprendendo a escrever.

Já que o desenho está presente na vida das crianças desde os primeiros anos, nada melhor do que aproveitar e estimular a interação da criança com o movimento das letras. A escrita, sem dúvidas, também é uma arte.

A NOVA LEI DO ENSINO DE ARTES NAS ESCOLAS

No ano passado, foi sancionada uma nova lei que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro no currículo escolar da educação básica brasileira. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) estabelece que em cinco anos os sistemas de ensino providenciem a formação de novos professores a fim de inserir essas disciplinas na grade curricular dos ensinos infantil, fundamental e médio.

O intuito dessa lei é incentivar o desenvolvimento cultural dos alunos. Além disso, ela é importante para que as crianças e jovens criem consciência e deslumbrem-se com as belezas do mundo.

A arte sempre teve um papel de grande importância, historicamente falando. Hoje, ela tem como principal função, a busca pela expressão dos sentimentos, independente da linguagem artística utilizada. Linguagens que vão além de um desenho ou uma interpretação teatral proporcionam maior conhecimento da cultura e das manifestações artísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *